MINHA HISTÓRIA
Oi, eu sou o Mateus!
DE ONDE VIM E COMO CHEGUEI AQUI
Mateus Henrique Turini nasceu na cidade de Bauru no dia 13 de outubro de 1989, filho de José Turini e Aparecida de Lourdes Voltolim. Antes de dar à luz a Mateus e sua irmã gêmea em Bauru, seus pais moraram em Jahu e em cidades da região, como Araraquara e Pederneiras. Mateus viveu com a família por quase 8 anos em Bauru. Depois disso, foram para Agudos, onde permaneceram por mais um ano. Aos nove anos de idade, Mateus veio com a família para Jahu, onde viveu por 10 anos, chegando a trabalhar como operário no setor calçadista. Depois de ter prestado serviço militar no Tiro de Guerra - TG 02/019 em 2008, Mateus iniciou seus estudos universitários no ano de 2009, residindo nos municípios de Mogi Guaçu e Espírito Santo do Pinhal. Retornou ao município de Jahu em 2013, onde trabalha e vive até hoje. Divorciado, vive com a sua companheira Mayara Olivato Milani e com seu filho, Gabriel Turini.
Mateus é professor de Sociologia e Filosofia na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), cursos pré-vestibulares e Ensino Superior, atuando tanto em escolas da rede pública como da rede privada. Apesar de jovem, possui uma extensa e exemplar carreira acadêmica. Em 2010, concluiu seus estudos em Contabilidade pela Escola Técnica Estadual Carolino da Motta e Silva, na cidade de Espírito Santo do Pinhal. Em abril de 2013, Mateus concluiu o curso de Licenciatura em Ciências Sociais pela UNICID (Universidade da Cidade de São Paulo), campus de Piracicaba. Fez pós-graduação, nível de especialização, em “Problemas Fenomenológicos e Hermenêutica” pela Faculdade Unyleya, da cidade de Ribeirão Preto, curso concluído em março de 2017. Mateus também possui dois títulos de mestre: um em Docência para a Educação Básica, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru, concluído em fevereiro de 2019; e o outro em Filosofia, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), concluído em fevereiro de 2020. Desde março de 2020, Mateus está cursando doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e deve obter o título de doutor em fevereiro de 2024. Além disso, possui dezenas de formações complementares obtidas no decorrer de sua carreira como educador.
VIDA PÚBLICA
FRENTES DE TRABALHO, CAUSAS E BANDEIRAS POLÍTICAS
De acordo com Mateus, o interesse pela vida política ocorreu de forma natural, já que a docência nas disciplinas de Sociologia e Filosofia naturalmente exigiram o conhecimento das estruturas políticas formais e a busca pelo desenvolvimento da cidadania de seus alunos. A decisão por ingressar na vida partidária e disputar as eleições envolve a crença de poder aplicar esses conhecimentos, ministrados de maneira mais teórica em sala de aula, e poder contribuir com a implantação de políticas públicas permanentes em nossa cidade.
Em 2020, foi eleito vereador pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista) para a Legislatura 2021/2024, obtendo 1.162 votos. Antes disso, Mateus foi filiado ao antigo PPS (atual CIDADANIA) entre os anos de 2012 e 2016. Depois, filiou-se ao antigo PSDC (atual DC), partido com o qual concorreu a uma vaga de vereador nas eleições municipais de 2016, mas não foi eleito, obtendo 445 votos na ocasião. Em 2019, filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), onde destaca que, de sua vida partidária até o momento, esta é a filiação que melhor o representa ideológica, pragmática e politicamente, pois avalia que o PDT propõe as políticas públicas das quais acredita serem as melhores para implantação.
A vontade de ser vereador está diretamente relacionada em ressignificar o papel do legislador em nosso município. Mateus observa equívocos grotescos na política municipal dos últimos anos e entende que a função do vereador não é ficar distribuindo cesta básica e consultas médicas para as pessoas. Para ele, vereador deve legislar, fiscalizar, representar e ajudar a implantar políticas públicas permanentes.O vereador Mateus acredita que junto à população, seu trabalho será marcado pela proposição e discussão. O famoso “jogar pra torcida” ou “se for bom pra Jahu eu voto sim, senão, não” é muito reducionista para o papel do vereador. Por isso mesmo vai buscar propor, discutir e direcionar as políticas públicas da cidade de Jahu.
Suas perspectivas para o mandato 2021/2024 são as de ajudar o Poder Executivo a passar por esse período de pandemia, implantar políticas públicas permanentes, principalmente na área da educação, economia e meio ambiente, reduzir em pelo menos 40% o número de leis de nosso município, com o ganho qualitativo das redações das leis já existentes.
Suas principais frentes de trabalho, causas e bandeiras políticas que pretende priorizar serão nas áreas de: Educação, Economia e Meio Ambiente. O lema para o seu mandato na Câmara Municipal será: propor, discutir e dirigir.